Aos Navegantes:

Sabotador de Satélite é: Música Política Cultura & Nhe Nhe Nhem!
Deixo bem claro que não sou Hospedeiro - nessa página não há nada fora dos conformes, a princípio; só os links de acesso aos materiais indicados - sou apenas um Parasita. Olhem, bebam, desfrutem, rechacem!
(No más, a coisa ainda tá em construção...)

domingo, 19 de agosto de 2007

Pensou Nirvana, lembrou Meat Puppets:

Alguém me perguntou hoje do Nirvana.... falamos um pouco da figura de Kurt Cobain, toda a influência que teve sob uma geração (geração anos 90), sua morte trágica por suicídio – e como isso poderia ter afetado psiquicamente os jovens fãs da banda. Kurt Cobain é uma das personalidades que mais faturam, um morto suicida em primeiro lugar na lista dos mortos que continuam a ganhar dinheiro. O Elvis vem em segundo lugar... Mas falar do Nirvana não tem muita graça, a net ta cheia de coisas sobre a banda, lógico, ela continua vivinha, assim como Elvis The Pélvis! Então me lembrei de uma outra banda, com ligações fortes e diretas com Kurt, é a banda Meat Puppets. Pra quem não conhece, vai aí um resumo da biografia. Nada de novo tb, mas para os amigos que não conheciam é uma dica:
Sem ser uma das bandas da gravadora SST que elevou a grandiosidade do selo no underground norte-americano durante os anos 80, o Meat Puppets passou a ser, por fim, a mais duradoura banda de sua geração. O grupo nunca teve a disposição que tinham bandas como Hüsker Dü ou Minutemen - duas bandas que integraram o circuito da SST juntamente com o Meat Puppets -, mas foi capaz de trinchar uma longa carreira que outras bandas de hardcore não conseguiram, já que sofria uma inclinação tanto para o tradicional hard rock ou punk. O grupo não apenas tocava de modo agressivo, alto e rápido - também incluia elementos do blues e folk em sua música, de bandas como ZZ Top ou artistas como Neil Young. Com o passor do tempo, a banda amadurecia naturalmente, desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas instrumentais e líricas, se movendo claramente ao hard rock tradicional, sempre com bases do punk rock. Entretanto, os puppets nunca abandonaram suas raízes, mesmo ao dar as caras no mainstream, façanha que aconteceu no começo dos anos 90.
O grande triunfo da banda só viria no final de 1993 - convidados por
Kurt Cobain, os irmãos Kirkwood participaram da gravação do disco MTV Unplugged in New York, o álbum acústico do Nirvana. Cobain, grande admirador do Meat Puppets, interpretou três canções da banda naquela apresentação. Os holofotes começaram a se voltar para aquela banda desconhecida mas amada por Kurt. A exposição da banda naquele MTV Unplugged a preparou para seu grande sucesso comercial, que veio com o disco Too High to Die, de 1994, apontado por muitos como o melhor disco da banda. Lançado simultaneamente com a exibição do acústico do Nirvana, Too High to Die não chegou a ganhar muita atenção num primeiro momento, mas após o suicídio de Kurt Cobain em abril de 1994, o single "Backwater" começou a se mover. As rádios se viram obrigadas a soltar diariamente a música e as repetitivas exibições do acústico continuavam estendendo a banda para um público maior. Em meados de 1994, "Backwater" se tornou um hit autêntico e genuíno, tombando para a posição de número dois nas paradas de rock. Nenhum dos outros singles de Too High to Die catapultaram a banda para tão longe quanto "Backwater", mas o álbum foi um sucesso. Uma grande turnê foi feita para a disseminação do álbum e inclusive um guitarrista extra foi escalado para a realização dos shows.
A banda lançou No Joke!, álbum seguinte a Too High to Die no outono norte-americano de 1995. Entretanto, o álbum recebeu avaliações medianas e muito pouca exposição. Acabou por desaparecer das paradas e das rádios meses depois de ser lançado.
Em meio a esse retrocesso, a banda de fato passou a ficar calada. Derrick Bostrom gravou um EP para o selo Armadillo em 1996 sob o nome de Today's Sounds, e subseqüentemente passou a trabalhar com a mídia em diversos formatos. Supervisionava o website do Meat Puppets e se interessava por uma reunião da banda, que acabou acontecendo em 1999. Cris Kirkwood, entretanto, não se adaptou muito bem com a volta. Com o afluxo da fama e do dinheiro, seu problema com as drogas se agravou durante as gravações de No Joke!, e, em 1995, se casou com Michelle Tardiff, uma viciada e que tinha pendências com a Justiça. A situação se agravava cada vez mais para Chris, e piorou quando a mãe dos Kirkwood faleceu em dezembro de 1996. Chris teve que lidar outra vez com a morte quando sua esposa sofreu uma overdose e acabou morrendo em agosto de 1998. Após permanecer no anonimato durante um tempo, Chris começou seu tratamento dos vícios e passou a resolver seus problemas com a Justiça. Naquele tempo, a gravadora da banda, London Records, foi comprada pela mega-corporação Universal.
Um sobrecarregado Curt Kirkwood se mudou para
Austin, no Texas, antes da morte de Tardiff. Lá ele formou a banda Royal Neanderthal Orchestra com os ex-membros do Pariah, Kyle Ellison (guitarra) e Shandon Sahm (bateria; filho de Doug Sahm), e o baixista do Bob Mould, Andrew DuPlantis. Logo essa nova banda passou a assumir o nome de Meat Puppets (mesmo que Bostrom ou Chris nunca tenham sido removidos da formação). Curt garantiu o lançamento do álbum Golden Lies no ano de 2000 pela Breaking (subsidiária da Atlantic), o primeiro álbum do Meat Puppets em cinco anos.
Por volta de 2001 e 2002, os Meat Puppets voltaram a se dissolver e Curt integrou as bandas
Eyes Adrift (juntamente com o baixista do Nirvana, Krist Novoselic) e Volcano. Em 2005, ele lançou seu primeiro álbum solo, Snow.
Chris foi preso em dezembro de 2003 por agredir um policial com seu cacetete. O guarda acertou Chris com um tiro durante a briga. Na cadeia, Chris foi proibido de ser liberado sob fiança. A medida foi imposta pelo júri após Chris ter seu histórico policial examinado. As prisões anteriores feitas sob posse de droga e as violações cometidas durante liberdade condicional foram fatores determinantes para a decisão. A causa de sua permanência na prisão, entretanto, foi devido a um crime maior cometido. Ele foi liberado em julho de 2005.
Derrick Bostrom continuou trabalhando para o website da banda.

Nenhum comentário: