Aos Navegantes:

Sabotador de Satélite é: Música Política Cultura & Nhe Nhe Nhem!
Deixo bem claro que não sou Hospedeiro - nessa página não há nada fora dos conformes, a princípio; só os links de acesso aos materiais indicados - sou apenas um Parasita. Olhem, bebam, desfrutem, rechacem!
(No más, a coisa ainda tá em construção...)

domingo, 4 de outubro de 2009

La Negra Partiu


Abri a Internet hoje à tarde, 04 de outubro de 2009 e vi a manchete – La Negra partiu. Senti uma melancolia e uma porção de lembranças – lembranças de sentimentos. Mais uma morte... Sinto minhas utopias morrendo e, com certeza, hoje, mais uma parte delas também morreu.
Quando eu tinha 5 anos meu pai levou-me a um festival da canção ou coxilha, não sei ao certo, só sei que tinha uma cantora gordinha, com longos cabelos pretos. Parecia uma índia – e era. O pai me disse “Essa é a Mercedes Sosa, uma cantora argentina”. Não tenho lembrança de vê-la cantando, porque dormi durante o show, e nem sabia o que significava “argentina”, mas eu fui num show de Mercedes Sosa e depois descobri tudo.
Cinco mais dez e eu comprei um Cd de La Negra (hoje tenho toda a discografia). Agora sim eu sabia quem era a dita cantora e qual o significado de sua trajetória para a América Latina – América Latina, que palavra mais linda – “Nossotros somos la América Latina, somos uno, americana Pátria morena de vida e lucha compañeiro”. Na juventude (não que não seja mais), comecei a militância. E um militante que não conhece música latina não é verdadeiramente militante. È preciso que corra nas veias, a utopia libertária e a revolução sobre todas as coisas. É lógico que não nasci no período de chumbo, mas todos os sonhos deste período permearam a minha e outras vidas militantes de esquerda. Mercedes Sosa trouxe em suas músicas, letras que são um tributo a todos os amantes da liberdade e da solidariedade. Ela cantou para todos os irmãos latinos – “todos juntos”. Lutou no período de chumbo argentino, contra a ditadura em seu país e veio diversas vezes ao Brasil compor com Chico Buarque, Caetano, Beth Carvalho, Milton Nascimento e outros – lado-a-lado vozes contra os regimes militares; timbres fortes e letras irreverentes marcaram e ainda marcam a vida de muitos sonhadores.
Convicções – aprendemos o que é convicção, aprendemos o que é democracia e aprendemos o que é luta social. Quantas milongas cantamos de punhos cerrados ao ar querendo revolucionar o mundo e protestar contra o regime estadunidense. Mercedes Sosa foi um estímulo em minha vida, sem suas músicas não saberia o que é militância. Sou uma apaixonada por música e a música desta mulher povoou as minhas fantasias... Também queria ter um “unicórnio azul”; e em “Cancion para Carito”, ficava imaginando “que em Buenos Aires os sapatos são modernos”; com “Alfonsina y el Mar”, “viajei” diversas vezes com o som do piano e a letra por demais triste – uma despedida e assim conheci a poeta argentina Alfonsina Stormi; conheci León Gieco, conheci Violeta Parra, Bertold Brecht e aprendi, parcamente, o espanhol. Além de ouvir pela primeira vez a expressão “Luta Campesina”. E assim cantamos nos acampamentos do MST, e ocupamos nossas terras com facões e paus em punho “como pájaros libres” – “El grito de la tierra”.
Para aqueles que ainda lutam e que ainda acreditam na revolução (resistem), La Negra deixará muita saudade. Ela inspirou a “esquerda”, se é que ainda podemos chamar de esquerda, pois estamos muito mais para “esperança aos pobres prometida”. Não sei o que somos agora. Eles representaram algo... Nós ficamos à sombra de tudo. Digo, então, que a “esquerda” perdeu um braço – braço de poesia, de sonho e utopia. Mas a luta continua, a luta social é interminável, hermano. Fica a herança cultural inestimável. Lamento, mas o tempo passa e em cada abraço se perde sempre um pedaço. Deixemos que nos embale o consolo de pensar em unicornios, flores azuis, habitantes do fundo do mar e os sonhos inconscientes de Mercedes Sosa, pois ela cantou também o inconsciente. Letras carregadas de folclore, mitos e signos de sua cultura. Tambores cubanos e africanos, dialeto indigena e canto latino americano, uma mistura de ritmos permeada pelo sonho de liberdade. Viva la Terra! “Vengo a ofrecer mi corazón - Corazón Americano. Hasta la victoria, posto que traigo un pueblo en mi voz. Mas si se calla el cantor, calla la vida”.

PARA SABER MAIS:

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes_Sosa

* http://www.mercedessosa.com.ar/marcosmaster.htm

* http://mercedessosamusica.blogspot.com/

* http://www.geocities.com/TheTropics/9580/

Nenhum comentário: